Gasolina Comum, Aditivada ou Premium?

Tempo de leitura: 2 minutos

Gasolina Comum, Aditivada ou Premium?

Todos os dias milhões de pessoas abastecem seus carros, e está cada vez mais difícil ficar sem esse veículo. Muitas pessoas não conseguem diferenciar os três tipos de gasolina que é a comum, aditivada e a premium. Além do preço por litro, você sabe a diferença delas? Com qual delas você está abastecendo seu carro?

Um fato que é importante ressaltar é que toda gasolina automotiva vendida no Brasil, independentemente se é comum, aditivada ou premium tem 25% de etanol anidro. Para todas é obrigatório ter por lei a mesma quantidade de 25%.

A Máxxima preparou especialmente para você esse artigo com informações que vão diferenciar cada tipo de gasolina.

Comum

A gasolina comum é a mais consumida no país. É produzido em grande volume, sendo capaz de não faltar em nenhuma época do ano por falta dela.

Seu rendimento é muito maior, sendo mais vantajoso do que o etanol.

Ela é destinada à qualquer motor a gasolina ou flex, ele sai das refinarias com 25% de etanol anidro. Mesmo sendo o combustível mais consumido no Brasil, é o menos recomendado por não ter substâncias que protegem o motor.

Uma coisa que muita gente não sabe é que a gasolina comum possui um teor de enxofre que dá alguns benefícios, como por exemplo a baixa formação de depósitos em válvulas.

Aditivada

É um pouco mais cara que a comum, por conter detergentes que limpam o motor, podendo até reduzir o alto consumo de combustível.

Muitos acreditam que a gasolina aditivada deixa o motor mais potente, porém isso é um mito, ela apenas vai limpar o motor, podendo recuperar a performance de motores sujos, mas isso nem sempre acontece, uma vez que seu carro estiver sendo abastecido há um tempo apenas por outro combustível.

Mesmo que a aditivada custe um pouco mais cara, ainda assim vale a pena, pois você previne peças que podem ser preservadas por mais tempo, além de contribuir com a eficiência do motor, podendo reduzir o consumo.

É necessário ter um abastecimento constante com a gasolina aditivada, ela sendo usada por um pouco tempo não vai limpar o motor rapidamente.

Mantendo um uso constante da gasolina aditivada, ela manterá os benefícios citados acima. Muitas vezes o preço compensa, em comparação com os danos que o mais barato pode lhe trazer.

Premium

É a gasolina com melhor qualidade e poder energético. Assim como a aditiva, ela também traz detergentes que limpam o motor e dispersam a sujeira. Seu nível de octanagem é maior que da aditivada, que é de 91 unidades no IAD.

É recomendado o uso desse combustível para quem quer realçar a performance do carro, para uma melhoria na energia e menos consumo de combustível. Devido aos componentes que vão neste combustível, seu preço é maior.

Conclusão

Todos os combustíveis citados possuem seus pontos negativos e positivos, porém alguns mesmo sendo mais caros, como é o caso da Premium, acabam sendo até melhores por preservarem o motor, entre outros benefícios ao veículo.

A máxxima possui um sistema que controla seus abastecimentos. Saiba mais AQUI