Dirigir à noite: Dicas para trabalhar com segurança

Tempo de leitura: 2 minutos

Dirigir à noite: Dicas para trabalhar com segurança

Dirigir à noite, principalmente para quem dirige caminhão, não é uma tarefa fácil, ainda mais quando a pessoa não tem escolha e realmente precisa do trabalho.

É um grande desafio enfrentar o trânsito e o motorista deve estar ciente de que não está imune à acidentes.

Neste artigo, saiba algumas dicas para que sua viagem de trabalho seja mais tranquila e você evite prejuízos.

1- Luzes do caminhão

Rodovias costumam ser muito perigosas à noite principalmente pelo fato de não ter luz, por isso é necessário estar sempre atento aos faróis, tanto do caminhão, quanto dos outros veículos que por serem menores, na maioria das vezes, não tem uma visão tão ampla quanto a de quem está no caminhão.

Não abuse do farol alto, isso pode ofuscar a visão dos outros motoristas, podendo até causar graves acidentes. Use apenas quando tiver certeza de que a pista estiver livre.

2- Cuidado com as estradas

As estradas precárias são um grande obstáculo, além de não oferecerem condições adequadas, são muito perigosas. Respeite os outros motoristas, pois estão compartilhando o mesmo espaço e muitos imprevistos podem ocorrer.

Preste atenção em buracos, pois ao passar em alta velocidade por um, é provável que aconteça algum dano no caminhão.

 

3- Faça um check-up

É indispensável levar o veículo para fazer um check-up frequentemente, porém como muitos motoristas acabam não achando muito tempo para fazer isso, é recomendado antes de realizar uma viagem olhar se está tudo certo, checar os pneus, entre outras coisas que podem comprometer o andamento de seu trabalho. 

4- Durma bem

Para não ter problemas com o sono, o motorista deve saber controlar o sono. Se trabalha frequentemente durante a noite, durma no período livre durante o dia e terá uma produção maior. O que é mais recomendado a fazer é dormir por 8 horas antes de uma atividade longa e cansativa como dirigir à noite.

5- Respeite os limites de velocidade

Não desrespeite as placas de limite de velocidade nas rodovias, elas estão com o limite de velocidade devidamente pensadas e calculadas para que o motorista prossiga com segurança sua viagem.

Essas são apenas algumas dicas para você ter uma maior segurança ao dirigir à noite. Várias outras dicas você encontra aqui no blog da Máxxima!

Nós oferecemos também o serviço de rastreamento que controla e te dá todas as informações de seu veículo. Saiba mais aqui!