Cuidados com a saúde dos caminhoneiros

Tempo de leitura: 3 minutos

Cuidados com a saúde dos caminhoneiros

Muitos(as) caminhoneiros (as) ficam horas sentados(as) e até dias na estrada, com isso, acabam não se preocupando com a saúde.  Pequenos hábitos podem mudar sua rotina e fazer com que você se sinta melhor e tenha uma vida mais saudável.
A maioria deles(as) passa muito tempo na estrada e acaba “esquecendo” de dedicar uma atenção especial para a saúde. A Nova Lei dos Caminhoneiros – Lei 13.103, de 2 de março de 2015, por exemplo, destaca questões fundamentais para a saúde e bem-estar dos caminhoneiros, como o tempo necessário para descanso.

Cuidados com a saúde dos caminhoneiros

Diante dessa situação, nós da Máxxima Patrimonial, separamos para vocês algumas dicas que podem fazer toda a diferença para sua saúde e bem estar, além de garantir uma jornada de trabalho mais tranquila.

Postura

Ficar horas sentado dirigindo pode resultar grandes complicações para a saúde do caminhoneiro. É recomendado sempre manter a postura enquanto está dirigindo que é fundamental para que haja uma viagem tranquila e sem dores. A postura ajuda os caminhoneiros na respiração, na atenção e em vários outros aspectos. Certifique também se os pés estão alcançando os pedais tranquilamente evitando desconforto.

Cuidados com a saúde dos caminhoneiros

Faça alongamentos

Além da postura, relaxar o corpo é mais que necessário. Suas tensões diminuirão, melhora a flexibilidade, corrige a postura, recupera a musculatura. É uma prática importante para o bom funcionamento do corpo.

Desça do caminhão algumas vezes e comece a fazer alguns alongamentos e garantir uma viagem menos tensa.

Cuidados com a saúde dos caminhoneiros

Alimentação

Ao ficar horas sem comer, o corpo já começa a sentir os efeitos, principalmente quando chega perto dos horários em que está acostumado a comer. Para que isso não se torne um problema, é necessário ter consigo uma marmita ou parar em algum restaurante para se alimentar e evitar perigos que a fome pode causar, um exemplo desses perigos é você desmaiar por faltar algum nutriente ou por estar há muito tempo sem comer. Se você notar que está sem condições de controlar  a fome, procure o lugar mais próximo que tenha comida e coma. Não exagere no prato e escolha comidas mais saudáveis.

Procure sempre realizar as principais refeições do dia (como café da manhã, almoço e janta). É essencial tomar esse cuidado.

Cuidados com a saúde dos caminhoneiros

Higiene oral

A saúde bucal pode refletir em muitos problemas na saúde de uma pessoa, por isso é mais que necessário cuidar da higiene oral, sempre escovar os dentes em algum posto que parar ou em algum local que tenha torneira. Não se preocupar com isso pode trazer grandes consequências no futuro. Segundo o levantamento da CCR, aumentou o número de procedimentos periodontais (relacionados a problemas na gengiva) realizados entre os condutores atendidos nos postos fixos da empresa nas rodovias. Alguns especialistas afirmam que infecções gengivais podem entrar na corrente sanguínea e provocar aneurismas, coágulos e até enfartes.

Descanso

O sono compreende o período de repouso que temos, geralmente em intervalos diários, com aproximadamente sete horas de duração. Quando o cansaço mental é muito, as concentrações de cortisona diminuem e as de melatonina aumentam, provocando a vontade de dormir. Nesse momento, o organismo começa a reorganizar seus sistemas para uma nova jornada de atividades. A imunidade é reforçada, células são renovadas, radicais livres são neutralizados, e a memória é consolidada. (informações retiradas de “Importância do Sono – Brasil escola”)

Através da Nova Lei dos Caminhoneiros, os(as) motoristas obtém o direito de 11 horas de descanso para cada 24 horas trabalhadas.

Cuidados com a saúde dos caminhoneiros

Então o que você está esperando? Descanse e tenha uma jornada de trabalho menos cansativa.

Saiba já como rastrear seu veículo. Clique aqui

Tire suas dúvidas sobre rastreador de carro Aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *